advogado criminalista

Fui preso em flagrante. Devo prestar depoimento?

Maike Barbosa

Maike Barbosa

Advogado Criminal. +10 anos de experiência. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia pela PUCRS. Vice-Presidente da comissão de Direito Penal da OAB/NH.

Recebemos muitos questionamentos sobre a existência de  obrigação de a pessoa presa em flagrante prestar depoimento. A resposta é simples.

O Código de Processo Penal indica que, ao realizar a prisão em flagrante, a autoridade policial deverá ouvir o detido. Porém, não poderá obrigá-lo a prestar depoimento.

Uma das principais orientações nas prisões em flagrante é que o preso reserve seu direito de se manter em silêncio, constitucionalmente garantido, até a presença de seu advogado, pois qualquer declaração poderá ser registrada nos autos do inquérito policial.

É comum que a pessoa detida pense em esclarecer os fatos para exercer sua defesa. Ocorre que muitas vezes as circunstâncias ou o ambiente em que será ouvido contribuem para uma situação de hipossuficiência e fragilidade.

Desse modo, o preso acaba sendo induzido a confirmar determinado fato ou até mesmo elabora mal suas frases, que são compreendidas de forma errada.

O princípio da não-autoincriminação (nemo tenetur se detegere) garante ao preso o direito ao silêncio, que não poderá ser tido como anuência das acusações.

Na dúvida, consulte um advogado.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe em suas redes!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Categorias

Redes Sociais

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato!
Advogado Criminalista em Campo Bom

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades