- (51) 99924-3676
- [email protected]
- R. Marcílio Dias, 1431 - 4º andar, sala 43 - Centro, Novo Hamburgo - RS
Na manhã da última quinta-feira, 17/11/22, o Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) deu início às atividades do Projeto Remição pela Leitura. A iniciativa possibilita que as pessoas privadas de liberdade tenham acesso a obras literárias e possam reduzir a pena.
O projeto ocorre na biblioteca do IPNH e é realizado pela professora Isabel Cristina Arendt e pela estagiária discente Camila Ferrari Pinto, em parceria com o curso de Letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
No próximo encontro, os apenados devem entregar um relatório escrito ou de forma oral, dependendo do nível de escolaridade de cada um, que vai permitir a avaliação da leitura realizada.
“A cada obra lida, o apenado terá a possibilidade de diminuir 4 dias de pena, sendo que será disponibilizado 1 livro por mês, viabilizando a remição de até 48 dias no ano com as leituras mensais“, explicou a coordenadora do projeto, Rosana Lampert.
Para o diretor do IPNH, Vinícius Guimarães Silva, a presença das universidades nos estabelecimentos prisionais, através de projetos sociais, é de extrema importância para o desenvolvimento pessoal dos apenados.
“Através da educação e da leitura, ofertamos novas possibilidades, bem como a melhora da análise interpretativa e do senso crítico, possibilitando a ressocialização“, completou o diretor Vinícius Guimarães.
As informações foram retiradas do site da SUSEPE/RS.
Redes Sociais